Novo Ranking para o War Gratis
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maiconkkl
Nicolas007
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Novo Ranking para o War Gratis
Pessoal, para quem já joga no site há algum tempo, sabe que o Gean fez o ranking do War Gratis baseado no ranking de outro site. Esse sistema de rankeamento têm 2 grandes falhas. A 1ª delas é que inicialmente o ranking favorece muito a quem tem 100% de vitórias. 1 vitória em 1 jogo ou 2 em 2 jogos. Isso no início, depois com quantidades grandes de jogos, o ranking favorece quem joga mais e não quem consegue ter melhor aproveitamento. Vejamos exemplos:
V/J
1/1 = 332
2/2 = 469
3/3 = 574
3/6 = 300
4/8 = 346
Aqui podemos ver claramente que o ranking beneficia muito as vitórias de 100% (que com uma amostra tão pequena de jogos, não se pode dizer que o jogador 1/1 ou 2/2 é realmente bom).
V/J
30/100 = 600 (30%)
15/50 = 517 (38%
150/500 = 1342 (30%)
120/360 = (33%)
Aqui podemos ver que com quantidades mais elevadas, o ranking passa a beneficiar quem joga mais e não os melhores aproveitamentos.
O 2º grande problema desse ranking é que ele premia o vencedor do jogo de 3 e o vencedor do jogo de 6 da mesma forma. Obviamente isso é um erro gigantesco, a longo prazo vencer jogos de 6 é muito mais difícil do que vencer jogos de 3, portanto, o jogo de 6 tem que ser mais valorizado do que o de 3/4/5. Com esse ranking vigorando desde sempre no War Online, as pessoas só jogam jogos de 3 e 4, na maioria das vezes, porque pontua mais.
Ideia de novo ranking:
Jogos de 2 pessoas: vencedor leva 50 e perdedor perde 50.
Jogos de 3 pessoas: vencedor leva 100 e perdedor perde 50.
até...
Jogos de 6 pessoas: vencedor leva 250 e perdedor perde 50.
Bem simplista a ideia, então resolvi adicionar algumas coisas extras. Criei 20 níveis de pontuações, variando de 500 em 500.
Nível 1: de 0 até 500.
Nível 2: de 501 até 1000.
até...
Nível 20: de 9501 até 10000.
Aí pensei na fórmula dos pontos citado anteriormente apenas quando todos os jogadores da partida tivessem a mesma pontuação. Qual a ideia? A ideia é dar uma pequena bonificação para se o jogador do nível menor vence o do nível maior e dificultar um pouco o inverso.
Exemplo: jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 678 pontos (nível 2)
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo
Isso é para manter o equilíbrio do ranking e dificultar grandes disparadas.
Como é a ideia do ranking então:
pven=50+(npn+in-nv)*n*(nj-1)
Onde: pven é os pontos totais que irão para os vencedores; npn são os níveis dos jogadores que perderam; in é um índice de 1/0/-1; nv é o nível do jogador que venceu; n é um coeficiente de quantidade de jogadores na sala; nj é número de jogadores.
Fórmula para sala de 2 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*3*(nj-1)
Fórmula para sala de 3 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*1.5*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*1.5*(nj-1)
Fórmula para sala de 4 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*1*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*1*(nj-1)+50+(np3+i3-nv)*1*(nj-1)
Fórmula para sala de 5 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*0.75*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*0.75*(nj-1)+50+(np3+i3-nv)*0.75*(nj-1)+50+(np4+i4-nv)*0.75*(nj-1)
Fórmula para sala de 6 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np3+i3-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np4+i4-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np5+i5-nv)*0.6*(nj-1)
Vamos a exemplos (mesmo que anterior):
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 678 pontos (nível 2)
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação de 6 pontos = 56
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo de 6 pontos = 44
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 345 pontos (nível 1)
ambos são do mesmo nível, mas mesmo assim, coloquei uma vantagem mínima para quem tem menos pontos
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação de 3 pontos = 53
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo de 3 pontos = 47
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 301 pontos (nível 1)
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação de 0 pontos = 50
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo de 0 pontos = 50
Vamos a exemplos de 4 jogadores
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 501 pontos (nível 2)
jogador 3: 1301 pontos (nível 3)
jogador 4: 1801 pontos (nível 4)
caso o jogador 1 vença: 177 pontos
caso o jogador 2 vença: 159 pontos
caso o jogador 3 vença: 141 pontos
caso o jogador 4 vença: 123 pontos
Ajuda a manter o equilíbrio dos pontos, quem estiver na frente desse ranking, com certeza não será por mera sorte ou por jogar mais, será por competência.
Explicação do índice in na fórmula: ele assume o valor de 1 quando o nível do jogador que perdeu é maior do que o nível do jogador que venceu. Assume o valor de -1 quando o nível do jogador que perdeu é menor do que o nível do jogador que venceu.
Quando ambos jogadores são do mesmo nível, in = 1 quando os pontos do jogador que perdeu são maiores do que os pontos do jogador que venceu, in = -1 quando os pontos do jogador que perdeu são menores do que os pontos do jogador que venceu e finalmente assume 0 quando os jogadores são de mesma pontuação.
No caso de um jogador do nível 20 (mínimo de 9501 pontos) vencer um jogador do nível 1 (máximo de 500 pontos), ou do nível 19, 18 e 17 contra o nível 1, o valor de vitória para os níveis altos é 0, pela diferença gigantesca de ranking (na fórmula daria negativo), por isso seria 0.
É um ranking de longo prazo, teria que ser um período superior a 2 meses de como está agora. Acho que mínimo 4 e ideal 6.
Em outros sites a fórmula já zera em um eventual (3500 x 1500 pontos), caso o de 3500 vença (Gametrack). Nesse ranking que montei, o problema só aconteceria com diferenças muito maiores que essa (algo que penso ser muito difícil atingirmos em 6 meses). Criei 20 níveis pensando em dificultar muito.
O que acharam da ideia?
V/J
1/1 = 332
2/2 = 469
3/3 = 574
3/6 = 300
4/8 = 346
Aqui podemos ver claramente que o ranking beneficia muito as vitórias de 100% (que com uma amostra tão pequena de jogos, não se pode dizer que o jogador 1/1 ou 2/2 é realmente bom).
V/J
30/100 = 600 (30%)
15/50 = 517 (38%
150/500 = 1342 (30%)
120/360 = (33%)
Aqui podemos ver que com quantidades mais elevadas, o ranking passa a beneficiar quem joga mais e não os melhores aproveitamentos.
O 2º grande problema desse ranking é que ele premia o vencedor do jogo de 3 e o vencedor do jogo de 6 da mesma forma. Obviamente isso é um erro gigantesco, a longo prazo vencer jogos de 6 é muito mais difícil do que vencer jogos de 3, portanto, o jogo de 6 tem que ser mais valorizado do que o de 3/4/5. Com esse ranking vigorando desde sempre no War Online, as pessoas só jogam jogos de 3 e 4, na maioria das vezes, porque pontua mais.
Ideia de novo ranking:
Jogos de 2 pessoas: vencedor leva 50 e perdedor perde 50.
Jogos de 3 pessoas: vencedor leva 100 e perdedor perde 50.
até...
Jogos de 6 pessoas: vencedor leva 250 e perdedor perde 50.
Bem simplista a ideia, então resolvi adicionar algumas coisas extras. Criei 20 níveis de pontuações, variando de 500 em 500.
Nível 1: de 0 até 500.
Nível 2: de 501 até 1000.
até...
Nível 20: de 9501 até 10000.
Aí pensei na fórmula dos pontos citado anteriormente apenas quando todos os jogadores da partida tivessem a mesma pontuação. Qual a ideia? A ideia é dar uma pequena bonificação para se o jogador do nível menor vence o do nível maior e dificultar um pouco o inverso.
Exemplo: jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 678 pontos (nível 2)
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo
Isso é para manter o equilíbrio do ranking e dificultar grandes disparadas.
Como é a ideia do ranking então:
pven=50+(npn+in-nv)*n*(nj-1)
Onde: pven é os pontos totais que irão para os vencedores; npn são os níveis dos jogadores que perderam; in é um índice de 1/0/-1; nv é o nível do jogador que venceu; n é um coeficiente de quantidade de jogadores na sala; nj é número de jogadores.
Fórmula para sala de 2 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*3*(nj-1)
Fórmula para sala de 3 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*1.5*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*1.5*(nj-1)
Fórmula para sala de 4 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*1*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*1*(nj-1)+50+(np3+i3-nv)*1*(nj-1)
Fórmula para sala de 5 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*0.75*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*0.75*(nj-1)+50+(np3+i3-nv)*0.75*(nj-1)+50+(np4+i4-nv)*0.75*(nj-1)
Fórmula para sala de 6 pessoas: pven = 50+(np1+i1-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np2+i2-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np3+i3-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np4+i4-nv)*0.6*(nj-1)+50+(np5+i5-nv)*0.6*(nj-1)
Vamos a exemplos (mesmo que anterior):
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 678 pontos (nível 2)
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação de 6 pontos = 56
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo de 6 pontos = 44
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 345 pontos (nível 1)
ambos são do mesmo nível, mas mesmo assim, coloquei uma vantagem mínima para quem tem menos pontos
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação de 3 pontos = 53
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo de 3 pontos = 47
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 301 pontos (nível 1)
caso o jogador 1 vença o 2, ele receberá 50 pontos mais uma pequena bonificação de 0 pontos = 50
caso o jogador 2 vença o 1, ele receberá 50 pontos menos um pequeno prejuízo de 0 pontos = 50
Vamos a exemplos de 4 jogadores
jogador 1: 301 pontos (nível 1)
jogador 2: 501 pontos (nível 2)
jogador 3: 1301 pontos (nível 3)
jogador 4: 1801 pontos (nível 4)
caso o jogador 1 vença: 177 pontos
caso o jogador 2 vença: 159 pontos
caso o jogador 3 vença: 141 pontos
caso o jogador 4 vença: 123 pontos
Ajuda a manter o equilíbrio dos pontos, quem estiver na frente desse ranking, com certeza não será por mera sorte ou por jogar mais, será por competência.
Explicação do índice in na fórmula: ele assume o valor de 1 quando o nível do jogador que perdeu é maior do que o nível do jogador que venceu. Assume o valor de -1 quando o nível do jogador que perdeu é menor do que o nível do jogador que venceu.
Quando ambos jogadores são do mesmo nível, in = 1 quando os pontos do jogador que perdeu são maiores do que os pontos do jogador que venceu, in = -1 quando os pontos do jogador que perdeu são menores do que os pontos do jogador que venceu e finalmente assume 0 quando os jogadores são de mesma pontuação.
No caso de um jogador do nível 20 (mínimo de 9501 pontos) vencer um jogador do nível 1 (máximo de 500 pontos), ou do nível 19, 18 e 17 contra o nível 1, o valor de vitória para os níveis altos é 0, pela diferença gigantesca de ranking (na fórmula daria negativo), por isso seria 0.
É um ranking de longo prazo, teria que ser um período superior a 2 meses de como está agora. Acho que mínimo 4 e ideal 6.
Em outros sites a fórmula já zera em um eventual (3500 x 1500 pontos), caso o de 3500 vença (Gametrack). Nesse ranking que montei, o problema só aconteceria com diferenças muito maiores que essa (algo que penso ser muito difícil atingirmos em 6 meses). Criei 20 níveis pensando em dificultar muito.
O que acharam da ideia?
Nicolas007- Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/06/2013
Re: Novo Ranking para o War Gratis
Parabéns pela ideia gostei muito...
maiconkkl- Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/04/2013
Re: Novo Ranking para o War Gratis
Ótima ideia mano, também acho legal se acada certo tempo o ranking for zerado. Poderia ser feito isso aqui, na tela Home ou na do ranking colocar os 3 melhores do mês.
Ranking geral, partidas de 2, 3, 4,5 e 6, logo teríamos os melhores do mês.
Assim é uma boa maneira de atualização
Ranking geral, partidas de 2, 3, 4,5 e 6, logo teríamos os melhores do mês.
Assim é uma boa maneira de atualização
Hunter_*- Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 32
Localização : Brasília
Re: Novo Ranking para o War Gratis
Muito interessante... dessa forma fica acirrada a disputa
MaximusX [SAW]- Mensagens : 19
Data de inscrição : 19/04/2013
Re: Novo Ranking para o War Gratis
A fórmula será mudada e o ranking zerado neste final de semana do dia 15/06
Re: Novo Ranking para o War Gratis
Olá
Bom, quanto o ranking, acho que está perfeito...
Bom, quanto o ranking, acho que está perfeito...
Neperiano- Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/07/2013
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